quinta-feira, outubro 25, 2007

Jeremias


na minha lista das pessoas bíblicas favoritas, Jeremias está em terceiro lugar, precedido por Jesus (claro!) e José. Jeremias tem um algo que o torna especial para mim. Estou lendo o livro dele novamente (pela 3ª ou 4ª vez, não sei). Mas toda vez que o releio é como se algo novo me despertasse. São muitas então, as coisas que me encantam na história dele, mas se devo escolher uma para postar aqui eu citaria sem dúvida a sua obediência. Deus dá metades de ordens para Jeremias, tomando por certo que para ele saber o que acontecerá depois, depende se ele obedece o primeiro comando ou não. Por exemplo, em Jeremias 18, Deus diz a ele:

"Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras." Jr 18:2

Deus o pede para ir até a casa do oleiro, que lá ele ouviria o que Deus tinha a dizer. Ele não questionou a Deus com frases do tipo: "Ah, Deus, estou aqui, não estou? Fala aqui mesmo então." Não, ele simplesmente obedeceu e lá na casa do oleiro, Deus falou o que o povo precisava saber usando a ilustração do que estava acontecendo com aqueles vasos de barro. Deus sabe que nós retemos ainda mais o que vemos do que o que somente ouvimos.

Mas o ponto aqui é: Jeremias obedece. Ele obedece mesmo sem saber o que vem depois. Sabemos pelo que acontece no livro que Jeremias sofre muito ao cumprir o seu chamado. Ele se vê muitas vezes sozinho, amaldiçoa o próprio dia do seu nascimento, e coisas assim. Mas o que eu não vejo em Jeremias é hesitação. Ele permanece firme e obedece mesmo quando o que Deus diz não parece fazer sentido algum.

Preciso disso. Preciso obedecer de olhos fechados. No escuro, sem questionar a Deus nem os seus propósitos. Afinal, quem sou eu pra fazer isso? Deus sabe sempre mais, sempre melhor, e devemos nos render a essa sabedoria infinita como Jeremias fez:

"Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos." Jeremias 10:23

Um comentário:

Anônimo disse...

oi, td bem?
pra entra na sua lista, o nome tem q começa com "j"? =) brincadera

gosto mto das cartas de pedro...depois vc dah uma olhada com carinho.

e sobre jeremias...realmente, obedecer sem saber a finalidade eh uma provação da nossa fé, e nisso ele se saia super bem!

Deus te abençoe!!