quarta-feira, outubro 31, 2007

Reforma Protestante

"Sola Scriptura: Só a Escritura
Sola Gratia: Só a Graça
Sola Fide: Só a Fé
Solo Christo: Só Cristo
Soli Deo Gloria: Só a Glória de Deus"


Esse ano, mais do que em todos os outros, a Reforma Protestante está mais viva no meu coração. Acho que o fato de a minha igreja ter dedicado um domingo para comemorá-la é o grande causador dessa lembrança agradável. Não vou entrar aqui em questões de data, referências, etc. Isso porque me falta exatidão nos acontecimentos e eu deveria estudar melhor para me arriscar.
contudo, o que quero deixar aqui registrado é a minha alegria pela Reforma ter acontecido. Imagine só onde estaríamos se homens como aqueles não tivessem se arriscado e protestado contra os costumes errados que tinham afastado a Igreja da vontade do Senhor Jesus. Sei que tem toda a questão dos interesses capitalistas que não se pode deixar de lado, é fato, mas é inquestionável a importância religiosa que ela teve e que repercute nos nossos dias.
Por acaso, ou não, me deparei com a canção do Fernandinho, Geração de Samuel, que reflete basicamente o sentimento do meu coração. Somos frutos de um novo tempo. E tudo isso custou muito, muita oposição, muita luta!

Geração de Samuel

Eu faço parte de um novo tempo
Que está nascendo em minha nação
Eu sou o fruto de uma semente
Que foi plantada há muito tempo atrás
Por meus irmãos

A geração de Samuel está se lenvantando
Em todo lugar

Geração que depõe Saul
Geração que unge Davi
Para um tempo de louvor






sábado, outubro 27, 2007

um Asafe nos dias de hoje

Tô numa de invejar os outros.
Não é uma inveja maléfica que me consome não.
Mas me pego vendo os outros,
ponderando os outros,
querendo algo que julgo não possuir.
De repente a grama do vizinho está mais verde aos meus olhos.
Admito.
Tem acontecido.
De repente, os outros parecem mais felizes e satisfeitos.
Tô dando uma de Asafe no Salmo 73.
Tipo, ver que pessoas que não conhecem o Salvador
parecem ser mais felizes.
Parecem não ter a mínima preocupação, nem restrições.
Parecem ser cheios de inteligência, alegria e vigor.
Parecem viver num mundo perfeitinho, feito só para eles.
Não estou sendo muito clara, mas conforme os descrevia,
me veio um pensamento:

tudo isso = BOLHA

Não importa o quão perfeitinho o mundo deles pareça,
é só uma bolha, frágil, fraca e transparente,
que estoura com o mais fraco vento,
que deixa transparecer a alegria superficial que muitas vezes nos enchem os olhos.
Estoura rápido, ploc!
No entanto,
"Aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião,
que não pode ser abalado, mas permanece para sempre."

Salmos 125:1

Permanecemos quando confiamos no Senhor, mesmo que eles pareçam mais felizes, mais satisfeitos, mais tudo, nós temos algo que nos é peculiar, a certeza de um Deus que nos auxilia, que nos sustenta com sua destra fiel, a ponto de alguns deles dizerem: "Como é que vc agüenta isso?"

Temos algo que ninguém pode comprar ou imitar, nosso relacionamento com Deus e ainda, a certeza de encontrar com nosso Criador e Salvador na eternidade!

"A quem tenho eu no céu senão a ti?
e na terra não há quem eu deseje além de ti.

A minha carne e o meu coração desfalecem;
do meu coração, porém, Deus é a fortaleza,
e o meu quinhão para sempre.

Pois os que estão longe de ti perecerão;
tu exterminas todos aqueles que se desviam de ti.

Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus;
ponho a minha confiança no Senhor Deus,
para anunciar todas as suas obras."

Salmos 73:25-28

Deus abençoe a todos vcs!

P.S: Leiam o Salmo todo, é simplesmente maravilhoso!




quinta-feira, outubro 25, 2007

Jeremias


na minha lista das pessoas bíblicas favoritas, Jeremias está em terceiro lugar, precedido por Jesus (claro!) e José. Jeremias tem um algo que o torna especial para mim. Estou lendo o livro dele novamente (pela 3ª ou 4ª vez, não sei). Mas toda vez que o releio é como se algo novo me despertasse. São muitas então, as coisas que me encantam na história dele, mas se devo escolher uma para postar aqui eu citaria sem dúvida a sua obediência. Deus dá metades de ordens para Jeremias, tomando por certo que para ele saber o que acontecerá depois, depende se ele obedece o primeiro comando ou não. Por exemplo, em Jeremias 18, Deus diz a ele:

"Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras." Jr 18:2

Deus o pede para ir até a casa do oleiro, que lá ele ouviria o que Deus tinha a dizer. Ele não questionou a Deus com frases do tipo: "Ah, Deus, estou aqui, não estou? Fala aqui mesmo então." Não, ele simplesmente obedeceu e lá na casa do oleiro, Deus falou o que o povo precisava saber usando a ilustração do que estava acontecendo com aqueles vasos de barro. Deus sabe que nós retemos ainda mais o que vemos do que o que somente ouvimos.

Mas o ponto aqui é: Jeremias obedece. Ele obedece mesmo sem saber o que vem depois. Sabemos pelo que acontece no livro que Jeremias sofre muito ao cumprir o seu chamado. Ele se vê muitas vezes sozinho, amaldiçoa o próprio dia do seu nascimento, e coisas assim. Mas o que eu não vejo em Jeremias é hesitação. Ele permanece firme e obedece mesmo quando o que Deus diz não parece fazer sentido algum.

Preciso disso. Preciso obedecer de olhos fechados. No escuro, sem questionar a Deus nem os seus propósitos. Afinal, quem sou eu pra fazer isso? Deus sabe sempre mais, sempre melhor, e devemos nos render a essa sabedoria infinita como Jeremias fez:

"Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos." Jeremias 10:23

terça-feira, outubro 23, 2007

e o mundo quer mais:

Uma vez eu ouvi a Joyce Meyer dizer que as pessoas não podem ver na essência, o que está em meu coração. Elas só podem ver e ouvir as coisas que eu faço e digo. Isso nos leva a pensar a suma importância que a maneira com que eu me comporto tem para o mundo de hoje. Dizer ser cristão hoje em dia é relativamente fácil. Tem um monte de gente fazendo isso e envergonhando o evangelho.
Por essa razão, o clamor hoje é por cristãos autênticos que tenham a Palavra de Deus como seu Manual de Sobrevivência, como base para tudo que eles são, pensam e fazem. Quando começamos a viver pela Palavra de Deus, e não pelos nossos achismos, começamos a definir e a representar para esse mundo o que significa ser cristão na essência. Creio que deveria ser o alvo de todo cristão agir tão somente segundo a vontade de nosso Senhor.
O mundo hoje não precisa de músicas novas, livros novos, camiseta, adesivos de carro ou filmes que falem de Jesus. Elas estão clamando por um cristão de verdade lá no trabalho, na escola, faculdade, nos lugares e nas situações onde um cristão verdadeiramente se prova como tal.
É só por isso que eles clamam.

East to West by Casting Crowns

sabe, tem essa música do Casting Crowns que não me sai da cabeça.
East to West
que diz que assim como o ocidente dista do oriente, Ele separou as nossas transgressões de nós!

sexta-feira, outubro 19, 2007

eu tenho uma nação e outra Nação


aos 10 anos herdei uma paixão: a seleção brasileira.
Copa de 94, assistir aos jogos com meu avô e primas. As regras. Os gritos. Os gols. O Tetra.
Ficou. Relação conflituosa, quantas não aconteceram com a nossa seleção nesses 13 anos.
Mas não adianta, estou marcada. Olha que eu tenho um time, sou flamengista. Mas a afirmação soa para mim cada vez mais teórica, pq eu nem pareço me importar. E ainda mais, ando flertando com o Santos, com o Milan. Pois é, mas a seleção!
Já ouvi certas críticas de que somos falsos patriotas, pq só vestimos as cores da seleção em época de Copa, etc e tal... Oras, que seja então! Que seja assim, pelo menos. Pior seria se nem isso tivéssemos. Ao fim do jogo da última quarta-feira, o Brasil tinha goleado o Equador, lindos gols, linda jogada do Robinho e como resultado, comecei a refletir nessas coisas. Comecei a pensar que o sentimento de nação ainda é forte para mim, embora alguns teóricos, mais que corretamente, tenham afirmado que ele está a sumir a passos largos. Ser brasileiro! Isso não te faz sentir bem? Eu não sei explicar, mas a mim sim. Contudo, algo me remeteu a uma coisa infinitamente maior. Tenho dupla nacionalidade!
Faço parte de uma Nação ainda maior, ainda mais sublime, mais perfeita, mais amável, mais prazeirosa.

"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;"
I Pedro 2:9

acho que Deus sabia, desde o princípio como é bom ser parte de um povo, e Ele desejou que soubéssemos que temos um Rei, que nos comprou e nos fez Seu povo, EXCLUSIVOS!
Não é maravilhoso?

quinta-feira, outubro 11, 2007

feliz dia, crianças!

Tava no ônibus quando uma mulher entrou com uma bicicletinha roxa e rosa, embrulhada com os papéis de uma loja. Dia das crianças. Quantas lembranças. Tal nostalgia, saudades daqueles tempos. Brinquedo novinho, cheiro de borracha nova. Gente querendo te agradar. Todo mundo no portão mostrando o que ganhou. Passou. Resta agora esperar pra ser quem presenteia.
Não sou aquele tipo de pessoa que se rebela contra tudo que é meramente comercial. Ser meramente comercial é desagradável, é lógico. Contudo, se a gente souber fazer do que é só comercial, algo de valor emocional e construtivo, pode haver algo de interessante aí.
Tá, feliz dia, crianças. Porque se esse dia devesse ser dedicado a alguém, que fosse SÓ pra vocês mesmo!

quarta-feira, outubro 10, 2007

que bom que podemos sonhar!

quero fazer este post minúsculo só pra celebrar a nossa capacidade humana de sonhar.
Como a vida seria chata e sem sal se não ousássemos alcançar o inatingível de vez em quando.
Fato é que (dada a freqüência com que acontece, nem é bem um fato) o sonho às vezes perde a instância de irreal para conviver do nosso lado. E como é bom quando isso acontece!

"Qualquer coisa que possa fazer, ou sonhe que possa fazer, comece a fazê-la agora. A ousadia tem em si genialidade, força e magia."
Goethe

sábado, outubro 06, 2007

All You Ask Of Me

Já teve medo de estar perdendo as rédeas da sua vida? tudo que vc planejou e sonhou parece agora estar tão distante e o que você faz no momento não faz muito sentido? é um horror. Perder tempo é uma das coisas que me deixa mais irritada e de certa forma é assim que me sinto quando penso que posso não estar correspondendo às expectativas de Deus a meu respeito. O mundo tá aí, péssimo, confuso, um monte de gente embolada em pensamentos mesquinhos, egoístas. Todo mundo só está preocupado com o que vai fazer no fim de semana como se houvesse muitos motivos pra comemorar. Perdoem-me queridos, essa tamanha enxurrada de pessimismo. Não tem muita coisa além disso na fonte das minhas inspirações no momento. Perder o foco pode nos levar a lugares que nunca imaginamos, desagradáveis. Sou da opinião de que ninguém veio aqui por acaso, creio mesmo que Deus nos constituiu alguma coisa antes mesmo de nascermos, assim como Ele diz a Jeremias "Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta." Jeremias 1:5. E então, se Deus pensou algo ao meu respeito, eu preciso ouvir e obedecer e amá-Lo, até que essa vontade seja real em minha vida. Porque até que isso aconteça, não estarei plenamente satisfeita. Não importa a quantidade de roupas, cd's ou amigos que eu tenha. Não importa o quanto eu estude e me esforce, ou seja lá o que for, que eu use pra me "preencher", o fato é que só estarei plenamente feliz quando o conhecer, o obedecer e me render a Ele. Mas que medo de falhar, que medo de não corresponder com ações a isso tudo. Tem um trechinho da música All You Ask Of Me, do Building 429 que sempre fala comigo a esse respeito:

I don't want to fall short of Eu não quero deixar de alcançar
All you've made me to be Tudo o que você me fez pra ser
And I.. E eu
I don't have to cause I know you Não preciso deixar, porque eu sei que Você
Made a way for me to be Fez um caminho pra que eu seja
All you ask of me Tudo que Você pede de mim



Pensar que é Ele quem opera e não eu me dá uma paz
É claro que existe a nossa contribuição na história,
mas o milagre é com Ele!

ah, e tentem não perder as rédeas!

terça-feira, outubro 02, 2007

ela cética

talvez ninguém acreditasse se soubesse, mas a verdade é que ela duvidava, beirando o ceticismo.
Não era cética em relação à idéia de um Deus Criador e Dono do Universo, ou sobre as bases de uma doutrina que norteia tudo, mas um ceticismo com a aplicação dessa coisa toda no âmbito micro, pessoal e específico. O ceticismo era com relação à sua própria pessoa e com sua incapacidade de corresponder a Ele. Anyway, ceticismo, pessimismo, descrença. Péssima combinação.

até que finalmente lê isso:

"Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. " Jeremias 6:16

aí ela pensa: Mas em mim, Ele mesmo acredita.