terça-feira, dezembro 22, 2009

a cena de um peixe


Em Jerry Maguire, o personagem principal, de mesmo nome, é despedido da empresa em que trabalhava por muitos anos e ajudou a construir. Na cena em que deixa a empresa, ele tenta convencer os outros empregados a ir com ele. Ele começa o seu argumento dizendo que o "peixe" estava do lado dele, e que ia com ele. Ele coloca o peixe numa sacola e o leva. O peixe, é claro, não tem reação, nem escapatória, finalmente vai à nova empresa. A cena meio que me acordou para uma verdade: alguns de nós somos "pescados" por pessoas e situações que nunca desejamos. Deixamo-nos ser levados por alguma proposta, por uma sugestão irrecusável sem mesmo saber a vontade de Deus. Quando nos damos conta, como aquele peixe, estamos num saquinho plástico indesejável nos perguntando onde erramos. É óbvio que não somos peixes, e felizmente, nós temos sim o direito de escolher, de dizer não às sugestões, ao caminho que serve o nosso eu pecaminoso. Temos o direito e a habilidade de escolher o caminho de paz. Mas, é claro, Deus, em sua palavra, já nos tinha dito isso antes>>>>

"Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência."
Deuteronômio 30:19

Um comentário:

Cíntia Mara disse...

Oi, Catarina!

Bela reflexão... Às vezes o medo de ousar, de falar, de gritar e protestar nos impede de tomar uma atitude e permite que sejamos levados como "peixes" pelas vontades dos outros.

Bjos