sábado, janeiro 31, 2009

"Não temas, Crê somente."

Depois de uns tempos sem postar, na verdade, na impossibilidade de um momento propício para isso, queria deixar aqui um post que me ocorreu dia desses enquanto lia a Palavra. Estou no propósito de um plano de leitura bíblica anual. Não dá pra explicar o quão revelador e deslumbrante tem sido seguir esse plano. Algumas sutilezas da Palavra de Deus tem se mostrado a mim, através, é claro, do Espírito Santo. Coisas que eu não lia há muito tempo, tomaram forma de uma maneira muito especial.
Por outro lado, houve momentos, e principalmente na leitura de Gênesis, em que fui "desafiada" a não crer. Já parou pra ler com os "olhos humanos" a narrativa de um Deus que cria coisas imensas e super elaboradas, como os oceanos, ou luminares, só com o som da sua voz? "E disse Deus..."? Não vou negar que fui tentada.
Estou terminando a minha faculdade de Letras. E, assuntos como religião e ciência, coisas assim, me interessam muitíssimo. E na hora da minha leitura, fui confrontada em tantas passagens que me custa agora recordar. Admito que lutei com pensamentos que colocavam em dúvida a autoria e o relato do Gênesis, etc e tal. Não vou transcrevê-los aqui, nem quero confundir vc, caríssimo leitor, mas é importante relatar o fato.
Felizmente, o final é positivo. Não houve algum terremoto, ou nenhuma voz vinda diretamente do céu me dizendo que eu deveria crer e tal, mas durante os curtos minutos do confronto, me agarrei à minha FÉ.
FÉ é "a convicção de fatos que não se vêem". Não estive lá quando Deus criou o Universo, não estive lá quando confundiu as línguas em Babel. Mas de uma coisa eu faço, e decido: ACREDITAR.
Para ter fé é necessário ser meio louco. É preciso abrir mão da sua ciência "humana", literalmente humana, falha, furada, mas que te traz uma baita "segurança", (penso, logo existo), pra se fazer indouto, incapaz, e se render à sabedoria de Deus, infalível, que surpreende, que incomoda. Já disse aqui, e vou dizer de novo: Ele, o Senhor Todo-Poderoso, não segue a sua lógica.
Todo esse pano de fundo, é pra propor o real objetivo desse post, que é, realçar o fato de que em toda a Bíblia, há passagens em que é mais forte a necessidade de se aplicar a fé para sobreviver. Por exemplo, há pessoas que lêem os Salmos e se sentem bem. Que ouvem um provérbio ou outro, ou até que acreditam nas profecias bíblicas sobre o fim dos tempos, mas que se contorcem de pensar num Deus que abriu o mar, ou que colocou uma família liderada por um ancião numa arca, enquanto toda a humanidade se afogava.
Para essas circunstâncias é mais do que necessário aplicar a fé, e se lançar sem reservas no inusitado de Deus, no âmbito do sobrenatural.
Que os olhos dessa menina aqui que lê não desejem diminuir o poder e o amor de seu Deus. Que o coração dessa leitora apaixonada pela Palavra respeite o peso das asseverações divinas e as leve ao maior grau de credibilidade. Que todas as estratégias de interpretação que essa leitora aplica sejam fruto de uma intimidade que reverencia e tem em alto nível de devoção Aquele que fala, a Autoridade, Supremo, Excelso, Senhor de tudo.
Que a Palavra de Jesus ao pai de uma menina morta (Jairo) quando Ele está prester a ressuscitá-la, que é: "Não temas. Crê somente", seja o seu alvo, leitor. Não temas estar enganado, não temas estar sozinho no Universo, não temas perder o sentido da vida, "crê somente". De ti não é pedido mais nada, além de: "Crê somente." Faça o seu papel, entregue a Ele o que lhe é devido: a sua fé. Nessa sociedade, Ele entra com o sobrenatural, com o divino, e a vc é pedido que "tenha fé".
"O justo viverá pela fé." Habacuque 2:4
"Sem fé é impossível agradar a Deus." Hebreus 11:6
e por aí vai...

P.S.: Esse assunto de fé ainda rende outro post. Até, então.

7 comentários:

Suzana Sotero disse...

minha amada irmã, ler a bíblia realmente é algo fascinante. Muitas pessoas não conseguem e desistem porque tudo lhes pareçe por muitas e muitas vezes erudito e inaplicável aos tempos modernos, mas tudo que ali está é tão verdade quanto os dias de hoje.O inimigo de nossas almas fica furioso quando nos dispomos a ler e meditar na palavra,pois iremos descobrir todas as promessas e a herança de Deus para nós seus filhos. Mas, por mais que as escrituras sejam de difícil interpretação, temos o Espirito Santo, para nos ensinar, não é verdade?! Fé realmente é essencial para entender as coisas de DEUS.
"Sem fé é impossível agradar a Deus." Hebreus 11:6
=]

BJOO ADOREI SEU NOVO TEMPLATE.

Andressa ♥ disse...

Realmente querida Catarinaaa, tem momentos que "é mais do que necessário aplicar a fé". Grande texto, grande meditacao, guiada pelo Espirito Santo... Devemos ter fe e nos entregar. Crer para entao ver. Mesmo com uma fe do tamanho de um grao de mostarda pode mover montanhas, nao eh mesmo? Esse texto me tocou muito, as vezes passo por momentos como os seus que se pode chamar de crise de fé. Mas realmente a relacao do seu post com o meu sobre o coracao esta ai, de mesmo nesses momentos, nao importando as circunstancias, entregarmo-no a Ele... E a pequena fé podera mover montanhas e crescer... Assim, poderemos usufruir do que eh a "intima intimidade" com Deus, do Amor em nossas vidas.
Beijos e que Deus te abencoe
e o Espirito Santo continue te guiando e iluminando nas leituras e na sua vida!

Helian Oliveira disse...

Acreditar no que não vemos é uma tarefa um tanto que muito difícil... Devido a nossa “humanidade” que necessita de provas tangíveis (empirismo). Mas se "entrarmos" na esfera do Espírito, do Sobrenatural, encontraremos muitas das respostas que ansiamos e que tanto nos confronta. A verdade é que o mundo Espiritual é mais real do que esse mouse que provavelmente você está segurando agora. É mais real do que o mundo Natural.

Graça e Paz!

Éverton Vidal disse...

Gosto de uma frase do Los Hermanos, quem me falou foi uma amiga presbiteriana: "Aponta pra fé e rema". Adorei a frase rs. Sem fé vamos apontar pra onde?

A fé aponta para o sentido da vida que é o amor a Deus, aos homens, enfim, à vida.

Devido à minha carreira estou atolado dos pés à cabeça no mundo da ciência. Eu tenho um pensamento bem particular, digo, bem meu. Acho que a fé e a ciência não se contradizem. A fé nos dá a certeza de que Deus fez o mundo e também nos diz o "porquê" e esse porquê é o Amor.

A ciência, por outro lado, tenta compreender como foi esse "como". Como começou a origem da vida na terra? Ela tenta explicar isso por meio de ferramentas e técnicas humanas. Isso naturalmente faz com que ela caia em contradições.

Mas avançamos também. Temo colocar Fé e ciência em choque. Até porque uma jamais vai destruir a outra.

Isso é um pensamento bem meu.

Enfim, já falei demais rs (às vezes sou assim). Me empolguei com seu texto, porque a verdade é que me animo onde há fé bonita e sincera.

E letras é mó legal. Penso um dia fazer rs.

Bjão!
Inté!

Rosana Steimbach disse...

Oi Cat!

Uma vez eu ouvi uma frase: fé é ter certeza de que não está falando com as paredes.

Fico pensando impressionada, a fé que nos liga a Cristo, ao seu conhecimeto e a todas as promessas proveniente disso é um dom de Deus, é pela graça para que ninguém se glorie.

O mais bonito na fé é isso, ela vem como um presente, não pode ser produzida!

Bjuss!

ps: ahhh! amei a decoração do blog, to precisando fazer um f5 desses,rs

Tati Rodrigues disse...

fé, é mais que acreditar, é convicção... e vc está certa guria, dá mais um post não, dá vários... rs

amei o post, me trouxe algumas reflexões de conversas que tenho tido com o Espírito Santo nestes últimos dias...

Dios lhe bendiga! bjs

Catarina Ferreira disse...

estou amando os comentários de todos vcs!