quarta-feira, janeiro 07, 2009

Anunciação - de Tanja Butler

há uma revista muito interessante que descobri há um tempo na web Comment Magazine.
É o tipo de revista que trata dos assuntos da fé cristã, arte, mundo acadêmico, etc.
A última edição dessa revista traz esse quadro, de Tanja Butler, chamado Anunciação. Uma primeira olhada despreocupada nessa obra não me revelou muita coisa, mas quando li a descrição na revista, fiquei mesmo encantada. Pedi permissão à artista e ela me concedeu reproduzir a imagem aqui.
Basicamente, o que me atraiu foram as cores fortes e o tema bíblico. Mas com a leitura da crítica no site, soube que a imagem mostra um momento de intercessão entre a eternidade e nosso tempo, humano. Gabriel vem até Maria para dizer que ela tinha sido escolhida para ser a mãe de Jesus. A parte de cima da tela mostra o mundo eterno, enquanto a parte de baixo é a parte da humanidade.
Você pode reparar que há uma escada, como que se mostrasse que através do plano perfeito de Deus, haveria um caminho, O Caminho, Jesus, o que também é sinalizado pela porta que separa Gabriel e Maria.
Talvez houvesse mais detalhes a serem explorados, mas o mais importante para mim é começar a investigar esse mundo, de gente que trabalha algo tão lindo e refinado como a pintura, para a glória de Deus.
No meio cristão evangélico, essa tem sido uma questão meio que deixada de lado, pelo menos no nosso contexto brasileiro. Não sei bem "cristã/o quê" é a artista, mas o que importa é que eu realmente acredito que a arte é algo inerentemente humano, que nos foi dado por Deus e que devíamos usar isso para a glória Dele! Mas ainda há muito para eu aprender.

p.s: você pode ver mais dessa artista nesse link.

© Copyright 2009 Tanja Butler
Oil, acrylic and gold leaf on panel
10" x 5" x 2"
2005

5 comentários:

vitorferolla disse...

é... eu gosto disso.


meu 1º post

amandoaoproximo.blogspot.com/2007/08/orao-no-salmo-131.html


foi uma paráfrase dessas...



Abração,
Fique na GRAÇA! =)

Anônimo disse...

hola!

aaaah, eu gostei muito dessa pintura. ainda vou ficar um tempo diante dela, observando. mas gostei muito mesmo. é legal ver artistas que usam seu talento para falar de Cristo. estamos realmente necessitados de mais artistas assim.

catarina, tenha um ótimo ano, viu? que Deus esteja contigo todos os dias.

bjim.

Andressa Pereira disse...

Catarinaaa, Nossa demais. Interessante.
Realmente a arte pode ser usada para a glória de Deus, pois a criatividade não é só uma característica vinda de Deus, como também do oróprio Deus.
Beijos e na Paz

Unknown disse...

muito bom o post... amei a pintura tbm...

creio numa restauração das artes no Brasil para a glória do Pai que nos concedeu talentos não para ficarem escondidos né?... e tenho visto essa restauração com meus olhos e visto a glória de Deus se manifestar... parabéns guria e que este ano o Senhor nos ensine mais e mais sobre seus planos para este tempo!

shalom!

Rafaela Cardoso disse...

so você cathie,
para achar coisas tão boas e fabulosas assim!
e é muito bom saber que as pessoas estã olhando com outros olhos os cristãos que são de certas profissões que não são tão introduzidas em nosso cotidiano!
bju cathie, te amooo