domingo, maio 30, 2010

O que eu espero de mim

é muito fácil dizer o que esperamos dos outros, do amigo ideal, do pai ou mãe ideal, do marido ou da esposa ideal, do pastor ideal, do aluno ideal.
mas e que tal o "eu ideal"? que tal parar por um momento e pensar: O que eu espero de mim?
sobre isso, eu posso dizer que espero de mim: cumprir com cada um dos planos do Senhor pra mim; ser menos brusca e impaciente com algumas pessoas; não desfalecer frente às dificuldades do ministério; ser genuína com o que sou perante a minha comunidade cristã, sem máscaras, sem blá blá blá; encontrar-me comigo mesma todos os dias e ser capaz de reavaliar, repensar, reestruturar quem sou; seguir a Cristo não importando as circunstâncias; ser valente diante das necessidades; aprender o que eu puder para o ministério; amar as pessoas; amar a Deus; não esperar demais dos outros.

a lista continuaria, mas acho que o ideal se transforma a cada dia.  pra começar está bom. se eu começar a olhar mais para mim, e conservar a mim mesma, farei o que Jesus nos disse para fazer, tirar a trave do meu olho.

"Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão." Mateus 7.5

segunda-feira, maio 24, 2010

Relatos de Viagem - São Paulo - Livres 2010

descobri do Livres 2010 por acaso lendo um blog.
pesquisei tudo, cheguei em casa, a moms concordou e lá fui eu caçar as passagens, comprar ingresso e (mal acreditando) me preparar para ir a Sampa. de quarta até a sexta, o dia da viagem, eu estava como quem sonha. pode nao parecer muita coisa, mas sempre quis ir a São Paulo, a cidade, porque já tinha ido a Campinas e Santa Bárbara do Oeste. 


na sexta, fui para a Novo Rio, encontrei a Chris e fomos pegar as passagens. a euforia mal se continha. tudo era tão mágico, novo e único. se vc já experimentou algo do tipo, tão inesperado, sabe como é. nunca imaginaria, no início da semana, que estaria viajando na sexta. aconteceu e me alegrou mt. 

a viagem foi tranquila. mais rápida do que eu pensava. congelamos no ôbibus pq eu não levei cobertor algum. chegamos a Sampa e congelamos ainda mais. conversamos com uma moça super simpática numa loja de bijus e saí de lá com um brinco legal.

tomamos café, eu um capuccino crocante inesquecível. daí, pegamos um ônibus circular para dar uma volta pela cidade [o que foi ótimo], antes de irmos para a Bola de Neve, na Lapa (antigo Olympia).

chegamos atrasadas um pouco, na Bola. o evento começou e amei a atmosfera do lugar. teve a banda 5 A.M e depois um pastor, físico, que deu uma palestra maravilhosa sobre Deus, ciência e fé. Para resumir, posso dizer que tinha uma ideia mt, mas mt pequena mesmo de quem Deus era antes de ouvi-lo. Imensurável o valor do que ouvimos. 

almoçamos no Mac. ao lado de uma senhora e uma adolescente super simpáticas. 

a parte da tarde teve Nívea Soares. eu estava afônica, com uma dor de garganta total. enquanto algumas das músicas que eu mais gosto tocavam, ficava louvando com a mente, imaginando como é ser mudo ou surdo num mundo de sons. a sensação de impotência é inexplicável. 

ouvimos outra palestra bastante intrigante, de um pastor que nos desafiou a cumprir o papel social da igreja, porque o próprio Deus nos deu exemplo disso. 

Leeland começou. (mas antes disso eu quase surtei com receio de não saber voltar da Bola para a rodoviária a tempo de pegar o ônibus e em segurança).

eles tocaram maravilhosamente. foi demais ver o vocalista ficar na ponta dos pés enquanto se apresentava. super fofo. a voz dele também era incrível, e além disso, são super animados. mas o mais importante era que eles eram do tipo super focados em Deus, com uma paixão visível pelo Senhor.

fomos embora antes do evento acabar. graças a Deus nos achamos com tranquilamente no metrô.

a hora de ir embora chegou rápido, nao queria mesmo voltar. vim pra casa com vontade de voltar para passar mais uma semana e curtir tudo de cultural na cidade. 

voltei também com uma vontade imensa de fazer isso mais vezes. de aventurar, de conhecer, de ir mais longe. e aproveitar mais do mundo que o Senhor fez. das pessoas que Ele criou, enfim, de explorar novos mundos.


    



.

segunda-feira, maio 17, 2010

Ele sabe multiplicar

cinco pães e dois peixes
duas mãozinhas que entregaram
dois olhos que acompanharam
   [as mãos do Mestre os erguerem aos céus]
as bocas que se fartaram
os cestos que sobraram
o milagre que testemunharam

terça-feira, maio 11, 2010

[emoções]

?já se sentiu
estranho
a ponto de não se reconhecer?

?já se sentiu
sozinho
a ponto de querer falar qualquer coisa com qualquer um?

?já se sentiu
errado
    e
arrependido
a ponto de desejar uma folha em branco pra escrever seus anos novamente?

?já se sentiu
em paz
a ponto de pensar que não precisaria mudar nada na sua vida, pelo menos naquele momento?

?já se sentiu
confuso
sobre algo ou alguém
a ponto de querer nunca ter tido conhecimento do fato ou conhecido esse alguém?

?já se sentiu
empolgado
e sonhando
a ponto de seu coração palpitar de emoção?

[emoções]

quarta-feira, maio 05, 2010

Cinco de Mayo

um membro um pouquinho distante da minha família faleceu hoje. soube a notícia há poucas horas. senti uma tristeza leve que está se aprofundando pouco a pouco. não sei se é a morte em si que me deixou triste, acho que é mais o fato de que soube muito pouco dele, embora eu tenha lembranças agradáveis dele, alguém que gostava de ser engraçado com as crianças da família. o que me levou a trazer isso aqui é o fato de lembrar da infinidade de coisas que um só dia pode trazer. 

07:00 - comecei o dia com uma leve discussão com a pessoa mais importante da minha vida. pedi desculpas. 

08:20 - encontrei uma mulher no ônibus que leu o livro que eu estava lendo e praticamente abriu o coração pra mim. nas palavras dela, ela nao se converte a Jesus por causa dos crentes do trabalho dela. aí, quase dei o livro pra ela, des-dei, quis dar de novo... chegou o ponto e eu desci desajeitada. 

09:00-18:00 - tive um dia aprazível no trabalho com pessoas interessantes, cheias de opiniões e informação... tanta que às vezes nem preciso interagir e já dá pra crescer mt no conhecimento do ser humano (um salve pra eles, se lerem isso)... continuando... 

18:10 - por milagre, o que contraria as leis do esperado, peguei um ônibus vazio na volta do trabalho... 

20:00 - não jantei. comi batatas Elma Chips e um Magnum. estranho. 

23:00- agora estou aqui, deixando toda essa informação fluir e com vontade de chorar. pra onde vai tudo isso? somos algo mais do que a comida que comemos, ou os amigos que temos, ou as risadas que damos com prazer? sou um ser que nao terá fim, disso eu sei. mas também acho que sou feita pra viver os momentos e apreciá-los na presença do Doador de sentido. Ele me presenteia com o simples e ao mesmo tempo melhor de Suas mãos. seja grato pelo próximo canto de passarinho que ouvir, pelo próximo abraço que receber. mas também não desgrude os olhos da sua próxima chance de tocar o espiritual. os olhos da mulher no ônibus estavam cheinhos de lágrimas, mas no fim da conversa, ela deixou que os amigos do trabalho a roubassem do contato com o Deus Eterno. ouvi João 3:16 dos lábios daquela mulher e me maravilhei com a universalidade desse verso. me encantei porque a graça de Deus se revela aos pequenos, necessitados, humilhados como nós. tudo isso num Cinco de Mayo, como diriam os mexicanos-americanos em comemoração; se eu tenho algo a comemorar? a graça de entender que Ele é mais do que o que eu não entendo, do que me deixa indignada, nada disso anula a graça Dele, nem o fato de que Ele me amou primeiro e Se sacrificou por mim.

Boa noite.

Sobre as águas - Nivea Soares

tiro o chapéu pra quem produziu o vídeo.
tinha tudo pra ser mais um dos clipes evangélicos sem graça, desculpem, mas é verdade.
no entanto, encanta quem assiste, pelo menos a mim encantou.
espero que vcs gostem tb.

segunda-feira, maio 03, 2010

Muriaé

Muriaé,

os cantos que te acordam de manhã
já não são os mesmos.

já não é o mesmo o correr da criança na praça
nem o olhar do pai para o seu filho

tudo se reveste de um brilho maior
de uma glória maior

pois a ti chegou a Salvação


a ti chegou o Salvador, amoroso
e foi recebido de coração e braços abertos

daqueles que em praça pública deram um passo a frente
na direção Dele

você já não é a mesma, Muriaé

pois a glória de Deus só cresce em ti

o tempo é novo
a vida é nova

Muriaé, alegra-te
pois grande é o Santo de Israel no meio de ti (Is 12.6)



P.S: sobre a ocasião da viagem missionário para Muriaé/MG em 01/05/10.
Imagem: Praça do Trabalhador - Muriaé. Catarina Ferreira