sábado, janeiro 31, 2009

"Não temas, Crê somente."

Depois de uns tempos sem postar, na verdade, na impossibilidade de um momento propício para isso, queria deixar aqui um post que me ocorreu dia desses enquanto lia a Palavra. Estou no propósito de um plano de leitura bíblica anual. Não dá pra explicar o quão revelador e deslumbrante tem sido seguir esse plano. Algumas sutilezas da Palavra de Deus tem se mostrado a mim, através, é claro, do Espírito Santo. Coisas que eu não lia há muito tempo, tomaram forma de uma maneira muito especial.
Por outro lado, houve momentos, e principalmente na leitura de Gênesis, em que fui "desafiada" a não crer. Já parou pra ler com os "olhos humanos" a narrativa de um Deus que cria coisas imensas e super elaboradas, como os oceanos, ou luminares, só com o som da sua voz? "E disse Deus..."? Não vou negar que fui tentada.
Estou terminando a minha faculdade de Letras. E, assuntos como religião e ciência, coisas assim, me interessam muitíssimo. E na hora da minha leitura, fui confrontada em tantas passagens que me custa agora recordar. Admito que lutei com pensamentos que colocavam em dúvida a autoria e o relato do Gênesis, etc e tal. Não vou transcrevê-los aqui, nem quero confundir vc, caríssimo leitor, mas é importante relatar o fato.
Felizmente, o final é positivo. Não houve algum terremoto, ou nenhuma voz vinda diretamente do céu me dizendo que eu deveria crer e tal, mas durante os curtos minutos do confronto, me agarrei à minha FÉ.
FÉ é "a convicção de fatos que não se vêem". Não estive lá quando Deus criou o Universo, não estive lá quando confundiu as línguas em Babel. Mas de uma coisa eu faço, e decido: ACREDITAR.
Para ter fé é necessário ser meio louco. É preciso abrir mão da sua ciência "humana", literalmente humana, falha, furada, mas que te traz uma baita "segurança", (penso, logo existo), pra se fazer indouto, incapaz, e se render à sabedoria de Deus, infalível, que surpreende, que incomoda. Já disse aqui, e vou dizer de novo: Ele, o Senhor Todo-Poderoso, não segue a sua lógica.
Todo esse pano de fundo, é pra propor o real objetivo desse post, que é, realçar o fato de que em toda a Bíblia, há passagens em que é mais forte a necessidade de se aplicar a fé para sobreviver. Por exemplo, há pessoas que lêem os Salmos e se sentem bem. Que ouvem um provérbio ou outro, ou até que acreditam nas profecias bíblicas sobre o fim dos tempos, mas que se contorcem de pensar num Deus que abriu o mar, ou que colocou uma família liderada por um ancião numa arca, enquanto toda a humanidade se afogava.
Para essas circunstâncias é mais do que necessário aplicar a fé, e se lançar sem reservas no inusitado de Deus, no âmbito do sobrenatural.
Que os olhos dessa menina aqui que lê não desejem diminuir o poder e o amor de seu Deus. Que o coração dessa leitora apaixonada pela Palavra respeite o peso das asseverações divinas e as leve ao maior grau de credibilidade. Que todas as estratégias de interpretação que essa leitora aplica sejam fruto de uma intimidade que reverencia e tem em alto nível de devoção Aquele que fala, a Autoridade, Supremo, Excelso, Senhor de tudo.
Que a Palavra de Jesus ao pai de uma menina morta (Jairo) quando Ele está prester a ressuscitá-la, que é: "Não temas. Crê somente", seja o seu alvo, leitor. Não temas estar enganado, não temas estar sozinho no Universo, não temas perder o sentido da vida, "crê somente". De ti não é pedido mais nada, além de: "Crê somente." Faça o seu papel, entregue a Ele o que lhe é devido: a sua fé. Nessa sociedade, Ele entra com o sobrenatural, com o divino, e a vc é pedido que "tenha fé".
"O justo viverá pela fé." Habacuque 2:4
"Sem fé é impossível agradar a Deus." Hebreus 11:6
e por aí vai...

P.S.: Esse assunto de fé ainda rende outro post. Até, então.

quarta-feira, janeiro 07, 2009

Anunciação - de Tanja Butler

há uma revista muito interessante que descobri há um tempo na web Comment Magazine.
É o tipo de revista que trata dos assuntos da fé cristã, arte, mundo acadêmico, etc.
A última edição dessa revista traz esse quadro, de Tanja Butler, chamado Anunciação. Uma primeira olhada despreocupada nessa obra não me revelou muita coisa, mas quando li a descrição na revista, fiquei mesmo encantada. Pedi permissão à artista e ela me concedeu reproduzir a imagem aqui.
Basicamente, o que me atraiu foram as cores fortes e o tema bíblico. Mas com a leitura da crítica no site, soube que a imagem mostra um momento de intercessão entre a eternidade e nosso tempo, humano. Gabriel vem até Maria para dizer que ela tinha sido escolhida para ser a mãe de Jesus. A parte de cima da tela mostra o mundo eterno, enquanto a parte de baixo é a parte da humanidade.
Você pode reparar que há uma escada, como que se mostrasse que através do plano perfeito de Deus, haveria um caminho, O Caminho, Jesus, o que também é sinalizado pela porta que separa Gabriel e Maria.
Talvez houvesse mais detalhes a serem explorados, mas o mais importante para mim é começar a investigar esse mundo, de gente que trabalha algo tão lindo e refinado como a pintura, para a glória de Deus.
No meio cristão evangélico, essa tem sido uma questão meio que deixada de lado, pelo menos no nosso contexto brasileiro. Não sei bem "cristã/o quê" é a artista, mas o que importa é que eu realmente acredito que a arte é algo inerentemente humano, que nos foi dado por Deus e que devíamos usar isso para a glória Dele! Mas ainda há muito para eu aprender.

p.s: você pode ver mais dessa artista nesse link.

© Copyright 2009 Tanja Butler
Oil, acrylic and gold leaf on panel
10" x 5" x 2"
2005

segunda-feira, janeiro 05, 2009

.autores de ficção cristã.

Jogando palavras ao vento (no google), me deparei com essa lista mais que interessante de autores de ficção cristã. Óbvio que poucos desses estão traduzidos, mas para quem realmente gosta, fica aí a dica, como uma grande referência para pesquisas futuras.
esse é o link!

sexta-feira, janeiro 02, 2009

Ano Novo (novo mesmo?)

O novo implica mudança. Repetidamente celebramos o Ano Novo sem que de fato nos presenteemos com um. No suposto Ano Novo, temos a cômoda alegria de repetir antigos hábitos, às vezes, maus ou inadequados hábitos, e assim, chegamos ao fim do ano com uma réplica do ano anterior. Por isso, é bom ouvir certos "toques" de alguns que já falaram algo sobre mudança. Isso aqui eu retirei do livro Talento Não É Tudo, de John C. Maxwell.

"Eis o que você deve procurar e como focar sue energia para conseguir os tipos de mudanças que irão transformá-lo para melhor:
  • Não mude apenas o suficiente para fugir de seus problemas - mude o suficiente para resolvê -los.
  • Não mude suas circunstâncias para melhorar sua vida - mude-se a si mesmo para melhorar as circunstâncias.
  • Não faça as mesmas coisas velhas esperando obter resultados diferentes - obtenha resultados diferentes fazendo algo novo.
  • Não espere ver a luz para mudar - comece a mudar assim que sentir a pressão.
  • Não veja a mudança como algo prejudicial que deve ser feito - veja-a como algo útil que pode ser feito.
  • Não evite pagar o preço imediato da mudança - do contrário, você pagará o preço alto de nunca melhorar."
É só uma coisa que eu li e achei propício para esse tempo que sempre nos causa alguma reflexão.
Feliz "Novo" 2009 a todos!
Que o novo de Deus tome lugar na vida e nos planos de vocês.